Tornar-se Maçom

A associação é aberta a qualquer homem acima de 21 anos, independentemente de raça ou religião. No total, temos mais de 2.000 lojas espalhadas nas cinco regiões do país por meio da COMAB. 

Fiel ao senso de amizade e união entre os maçons, além das sessões em Loja, também realizamos eventos sociais, proporcionando uma ocasião para os membros jantarem juntos. Fora da Loja, as atividades incluem atividades de voluntariado e angariação de fundos da comunidade, bem como um programa variado de eventos em que cônjuges, parceiros e famílias são bem-vindos. 

Qualquer pessoa que esteja interessada em pertencer à Maçonaria deve cumprir os três requisitos seguintes:

  • Ser um homem consciente do desejo de ingresso, uma vez que o pedido de iniciação à Maçonaria deve ser o resultado da liberdade individual inata, longe de qualquer pressão, influência, dependência ou circunstância que possa coagi-lo.
  • Ser um homem de bons costumes, isto é, digno de confiança, honesto em sua vida privada, em sua maneira de trabalhar, e de boa reputação.
  • Ser um homem que acredita em um princípio superior ou Causa Primeira de toda a criação, que é comumente referido como Deus, e que os maçons, respeitando a liberdade do indivíduo de qualquer crença particular, nomeiam como Grande Arquiteto do Universo, isto é, NÃO pode ser Ateu.
  • Ter tempo disponível para participar de reuniões e comissões de trabalho voluntário.
  • Ter um meio de vida suficiente para praticar o método maçônico, pagar as taxas e fazer contribuições para instituições de caridade.
  • Manter uma coerência ética com seus ideais dentro e fora da Ordem.
  • Trabalhar por progresso moral, razão, justiça, tolerância, amor ao próximo e consciência correta.
  • Compromisso com a Ordem e seus membros para estudar, assimilar e aprofundar os princípios, valores e costumes antigos da maçonaria, a fim de tornar eficaz o legado iniciático que é transmitido.

Qualquer membro da Maçonaria pode sair livremente, de sua Loja ou Potência, imediatamente. É também possível deixar de pertencer a uma jurisdição maçônica por exclusão como medida disciplinar, seja por conduta desonrosa na vida privada, respeitando o direito de ampla defesa ou por cometer qualquer ofensa Maçônica regulamentar. E a adesão à Maçonaria não implica qualquer tipo de vantagem material.

Um candidato pode ser recomendado por um membro de uma Loja jurisdicionada, ou submeter sua solicitação diretamente a uma das nossas Lojas. Seu pedido será avaliado em momento apropriado, podendo ser aceito ou não, de acordo com a vontade livre dos seus integrantes.   

Se você não conhece ninguém que seja membro da Maçonaria e com quem possa conversar, seu primeiro passo é enviar uma mensagem informando o seu e-mail e telefones de contato, CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO. Encaminharemos o seu pedido para uma loja da sua região. Um membro da comissão de admissão fará contato com você para sanar algumas dúvidas, enviar um formulário para preenchimento e marcar entrevistas.